A importância do Press Release para o jornalista

 

Foi divulgada uma pesquisa pela agência de comunicação PR NEWSWIRE sobre as mudanças que estão acontecendo no mercado de comunicação e principalmente sobre a força que as ferramentas utilizadas pela assessoria de imprensa têm nesse mercado. A pesquisa “Cenário da Comunicação Corporativa 2015 na América Latina” feita com uma base de 40 mil jornalistas brasileiros e do mercado Latino Americano tem como função auxiliar os profissionais de comunicação a compreender quais são os novos rumos deste segmento.

Nesta pesquisa é possível notar a importância do assessor de imprensa e sua equipe na fomentação de conteúdos e no auxilio ao jornalista. O Press Release, por exemplo, é uma das ferramentas mais utilizadas pelas assessorias de imprensa para passar a pauta com o serviço ou produto de seu cliente para o jornalista.  85% dos jornalistas brasileiros e 78% dos demais países analisados utilizam o Press Release recebido por e-mail, como ferramenta principal ou para utilizar eventualmente. O que mostra que este ainda é um recurso muito importante para a disseminação de conteúdo.

30,4% dos jornalistas afirmou que utiliza 1 ou 2 releases por semana como sugestão para a criação de artigos e reportagens. E 15,2% afirmou utilizar mais de 7 Press Releases por semana e os profissionais que mais utilizam o material enviado pela assessoria de imprensa são os editores de portais e sites.

Ainda de acordo com a pesquisa, muitos jornalistas recebem um número grande de Press Releases por dia, no mercado local, 34% dos jornalistas recebe entre 21 e 50 releases via e-mail, o que pode virar um empecilho para os assessores, que devem ter um cuidado redobrado na produção e no envio da notícia para o jornalista. Quando perguntados sobre o principal fator que inviabiliza a utilização de um release enviado como sugestão de pauta, 46,5% dos jornalistas apontam que recebem material que não condiz com a editoria em que atua.

Sendo assim, o assessor precisa tomar cuidado para selecionar o mailing correto e para chamar mais atenção do jornalista brasileiro um bom título é fundamental, para 47,8% dos jornalistas acham que este é o principal critério para ler um Press Release. Seguindo esses passos, o conteúdo divulgado pela assessoria de imprensa será cada vez mais aproveitado.

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