O trabalho de formiga de uma agência de Relações Públicas

O serviço dentro de uma agência de Relações Públicas tem como segredo a união da equipe, em que é preciso parceria para desenvolver um trabalho e uma comunicação 360º. Assim como no formigueiro, na agência acontece um trabalho planejado, em que é desenvolvida a comunicação corporativa focando todos os níveis: relacionamento com o jornalista/influenciador ou público-final, por meio da divulgação de conteúdo relevante que aperfeiçoam e destacam o trabalho do cliente.

As formigas são símbolo de trabalho em equipe que funciona. Elas se juntam para buscar comida, construir suas casas e para proteger seu lar, sempre otimizando tempo e estabelecendo estratégias. Seguindo essa linha está o RP, que por meio de um planejamento e um trabalho gradual, insere o nome do cliente/empresa na mídia de forma estratégia, formando correntes para ajudar o grupo a impulsionar a imagem do cliente/empresa diante dos principais veículos e do publico alvo.

Às vezes a tecnologia se inspira na natureza, mas não só grandes empresas de engenharia usufruem dessa visão, o ambiente corporativo também pode agregar os ensinamentos visto no trabalho de equipe das formigas.

3 lições em comum entre o trabalho do Relações Públicas e das formigas

Comportamento de cooperação

Assim como o comportamento cooperativo das formigas é a base da sua sobrevivência, no escritório do Relações Públicas ele é parte fundamental. A equipe deve estar ciente sobre as especialidades de cada cliente. Se o cliente for um dermatologista, deve buscar e filtrar as informações relevantes sobre o assunto e apresenta-lo como sugestão de especialista para os principais veículos e os segmentados. A cooperação está dentro do ambiente de trabalho, mas também com os veículos. O profissional deve buscar o contato com jornalistas, influenciadores, profissionais e colegas para divulgar a pauta e, antes de qualquer coisa, desenvolver um networking.

Adote uma estratégia proposital

No trabalho em equipe das formigas cada uma tem seu proposito para chegar a um resultado final positivo. Isso também acontece na agência de RP, onde é feita uma divisão de atividades entre a equipe e com um planejamento estratégico, baseado em pautas a serem trabalhadas e com atividades e encontros de relacionamentos, tudo pensado para levar destaque ao nome do cliente.

Comunicação interna e externa

A comunicação interna entre as formigas permite que elas colonizem diversos ambientes com eficiência e proteção. Assim, é em uma agencia de RP, em que a comunicação interna pode prever ou evitar uma crise. Por exemplo, quando o social media percebe uma reação negativa do publico no Facebook, avisa ao cliente e ao assessor que desenvolve uma estratégia de comunicação 360º, visando a proteção e melhoria da percepção pública sobre a marca e a empresa.

Por isso, o profissional alia conhecimento de mercado e inteligência em Relações Públicas para auxiliar departamentos de comunicação e marketing de empresas a endereçar da forma devida as mensagens institucionais.

Ouça nossos podcasts no Spotify

Ir para o Spotify
  • Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: