O que faz uma Assessoria de Imprensa?

 

A maioria das empresas e das personalidades busca o trabalho da assessoria de imprensa, para firmar sua marca no mercado, para gerenciar crises e para aumentar a exposição midiática. O trabalho da agência de assessoria é fazer a ponte entre o cliente e a mídia.

Para que o trabalho seja bem feito, a equipe deve conhecer bem o cliente, seu histórico, suas fraquezas, seus pontos fortes e quais assuntos já foram trabalhados na mídia. A partir desse estudo o assessor e sua equipe poderão encontrar o potencial noticioso do assessorado.

A agência de assessoria de imprensa precisa elaborar um plano de comunicação, ou seja, um planejamento de trabalho, que inclui quais temas serão abordados, quais o veículos de comunicação que pretendemos atingir e quais as editorias (cultura, moda, economia, etc) que as pautas serão divulgadas.

Depois que o plano de comunicação é definido, o press release, texto que contém todas as informações sobre o assunto divulgado, é montado. O release serve para chamar a atenção do jornalista que poderá publicá-lo na íntegra, ou marcar uma entrevista com o porta-voz da empresa. Caso o press release não tenha o efeito desejado, o assessor pode recorrer ao follow-up, que é contato por telefone com repórteres para confirmar o recebimento do e-mail ou para oferecer uma pauta exclusiva.

O trabalho de uma assessoria de imprensa é criar uma imagem favorável de seu cliente, aos poucos, com matérias que divulguem aquilo que o cliente faz de melhor. A exposição na mídia é espontânea e passa mais credibilidade ao leitor, justamente por não ser uma exposição paga, por isso que o trabalho da assessoria é fundamental.

Ouça nossos podcasts no Spotify

Ir para o Spotify
  • Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: