O papel das Relações Públicas no Branded Content

Com a reestruturação da comunicação, o Branded Content é tendência certeira e chegou com força no Brasil. O novo modelo de comunicação é uma forma de construir e estreitar relacionamentos, sem a tentativa de vender um produto e/ou serviço especificamente.  É uma mistura publicidade sutil e conteúdo editorial, com a proposta de trazer entretenimento para uma geração conectada e afim de novas experiências.

Por fazer parte destes dois mundos – como consumidora ativa e profissional de Relações Públicas – tenho alguns insights interessantes para compartilhar com vocês:

  • Primeiro que o mercado de comunicação mudou. Posso fazer uma lista de grandes veículos de comunicação que deixaram de existir porque não souberam quebrar o status quo e inovar. A publicidade era a grande roda giratória da mídia impressa e o corte de investimento trouxe um futuro incerto para este meio.
  • Isso aconteceu porque o investimento em publicidade deixou de trazer venda direta para a marca. Não estamos mais interessados em conteúdos publicitários tradicionais – um exemplo clássico disso é o botão pular anúncio do Youtube. Quantas vezes você realmente assiste um comercial?
  • O Branded Content é uma evolução da notícia, uma nova forma de rentabilizar a mídia e de se comunicar com o público-alvo por meio de geração de conteúdo qualificado e direcionado. O consumidor evoluiu e os padrões de consumo também.
  • Com isso, presenciamos o nascimento de novos canais, influenciadores digitais e campanhas publicitárias mais próximas da realidade do consumidor. O entretenimento exigido pela atual geração é através de uma boa história contada e praticada pela marca.
  • Então, o que aprendemos com tudo isso é que não basta simplesmente querer vender, o potencial cliente quer ouvir uma história e as marcas que não souberem cativar podem pegar o seu banquinho e sair de mansinho.

Como consumidora eu acredito que as marcas engajadas estão cada vez mais próximas de nós, não somente ofertando produtos ou serviços de forma sutil, mas trazendo experiência de consumo e agregando valor por meio de seu storytelling. E como profissional de Relações Públicas, entendo que o nosso papel é essencial para tornar a comunicação entre a marca e o cliente assertiva.

Estamos muito além da comunicação como assessoria de imprensa – estamos presentes em muitos casos no board executivo das empresas para a geração de leads, engajamento e direcionamento da marca. Sem estratégia e definição de target, bem como conteúdo e posicionamento, a comunicação tenderá a se perder com outras inúmeras marcas no mercado.

O Branded Content está intrinsecamente ligado ao trabalho estratégico do profissional de Relações Públicas. A parceria é responsável por um processo bem sucedido de divulgação da marca em seus mais diversos canais e plataformas.

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