A importância de um profissional de relações públicas para startups

Os novos proprietários de startups estão enfrentando desafios na hora de construir a sua imagem na mídia. Por isso, é preciso passar por diversas fases para que o nome da empresa se torne conhecido no mercado da comunicação. Este é o trabalho atual do profissional de relações públicas que, para determinar uma comunicação funcional para uma startup ou qualquer outro tipo de negócio, utilizam as estratégias jornalísticas para vender os produtos ou serviços de seu cliente, como a divulgação de um evento, exibição de resultados em portais, TV, rádios, revistas e jornais, além de cases de sucesso da empresa.

É importante que o profissional explique para seus clientes, geralmente leigos no assunto, que diferentemente da publicidade o serviço tem o intuito de dar valor ao leitor por meio de do produto no qual o cliente oferece, com um preço consideravelmente menor.

Como divulgar o trabalho das startups na mídia?

As startups são uma novidade no mercado que podem criar suas respectivas imagens para os jornalistas de redação/TV. Para isso acontecer, além de todo o serviço que um profissional de relações públicas oferece, é preciso investir em um trabalho midiático para divulgarem seus respectivos trabalhos e se posicionem, aos poucos, no mercado da comunicação.

Para alcançar esse objetivo e entregar um trabalho positivo para o cliente, é preciso que o profissional de comunicação mostre disponibilidade, agilidade e busque alternativas em mídias digitais que facilitem uma ampla divulgação da startup. Em alguns casos, será necessário alcançar assuntos que estão em alta na mídia e tentar relacionar com o produto que o cliente oferece, vendendo o empreendedor como sugestão de fonte para comentar sua opinião sobre determinado tema. A chave para isso é o brainstorming, que potencializa a criatividade a fim de solucionar as “falhas” na comunicação e leva ao público o produto/serviço como solução.

Além do brainstorming, como já citado em alguns textos anteriormente, o uso do press release, follow up ativo e a ferramenta de distribuição são os principais instrumentos de trabalho de um profissional de relações públicas. Mas, mesmo assim, criar a imagem de cliente passou ser um trabalho de longo prazo, sendo o objetivo final fazer com que os grandes jornais, revistas e televisões procurem o cliente como fonte para falar de determinado assunto.

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