• Anúncio ou notícia: qual é a diferença?

    Segundo um estudo da Universidade de Stanford, mais de 80% dos estudantes estadunidenses não conseguem distinguir uma notícia de um anúncio nativo, identificado como ‘conteúdo patrocinado’. Mas, porque é tão difícil para os jovens compreenderem a diferença entre uma notícia jornalística e uma publicidade nativa?

    Primeiro é fundamental compreender o que é o anúncio nativo e a notícia. O primeiro é um conteúdo comercial feito para uma marca, com o objetivo de gerar engajamento. É um encontro entre a publicidade e o jornalismo. Existe conteúdo relevante para os consumidores da marca, mas é patrocinado. Já a notícia é um conteúdo gerado de maneira orgânica pelo jornalista.

    O conteúdo gerado em forma de anúncio nativo é relacionado a uma marca em específico, já a notícia é produzida de acordo com a relevância do conteúdo para o veículo.

    Em uma época em que vivemos conectados à internet e às redes sociais, é importante conseguir diferenciar um conteúdo produzido para uma marca em específico, do conteúdo jornalístico. Por isso o choque é tão grande quando vemos que apenas 20% dos jovens avaliados sabem avaliar o conteúdo que recebem.

    O intuito do estudo era determinar o quão instruídos os estudantes são em relação às notícias. E, principalmente, examinar como são avaliadas as histórias que eles recebem em suas linhas do tempo, tanto das redes sociais como Twitter e Facebook, quanto de sites de revistas, fotografias e comentários de leitores em sites e posts de blogs. Os pesquisadores coletaram 7.800 respostas de estudantes dos níveis do ensino fundamental, ensino médio e faculdade, em 12 estados do país.

    É perceptível que mesmo que os jovens sejam conectados, saibam utilizar a mídia online e as redes sociais, eles não sabem avaliar a informação que circula nesses canais, logo, eles podem ser facilmente enganados. Se tornou necessário ensinar aos jovens sobre conteúdo na internet. O método de análise ensinado nas escolas e na faculdade precisa ampliar fronteiras, é preciso ensinar aos jovens a diferença entre os conteúdos nas redes sociais.

    Compreender o conteúdo publicado online se torna ainda mais necessário uma vez que as empresas encontraram no anúncio nativo uma forma de ampliar seus negócios e o nome de marca. Pois, com ele, é possível produzir um conteúdo atrativo para o consumidor que não seja um mero anúncio.

    Ouça nossos podcasts no Spotify

    Ir para o Spotify

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: