Por que o mercado de arquitetura precisa de um profissional de RP?

A Digital Trix recentemente fechou uma parceria com as Arquitetas All Online, com o objetivo de focar na ampliação de espaços na mídia espontânea e reforçar a imagem das executivas nos principais veículos de arquitetura/decoração. Mas como funciona um trabalho de RP neste setor?

Basicamente, o serviço de uma agência de Relações Públicas tem o intuito de criar o nome da marca na mídia. Seguindo essa mesma linha, na área de decoração, antes de tudo é preciso fazer uma pesquisa profunda de todos os veículos, o que inclui revistas, rádio, TV, jornais, entre outros, destacando os principais contatos de jornalistas.

No caso das Arquitetas All Online, conhecidas como duas empreendedoras gaúchas que oferecem um serviço diferenciado em que os projetos são feitos via Whatsapp e Skype, o profissional de RP deve variar as porta-vozes de acordo com o assunto que será abordado durante a entrevista.  Para que isso seja possível, é necessário fazer um media training com os clientes, isto é, o treinamento para que o porta-voz saiba como agir quando ocorrer uma solicitação de entrevista.

Dessa forma, é possível avaliar qual o perfil de cada integrante da equipe. Alguns falam melhor em frente às câmeras, outros são melhores na hora de dar entrevista por telefone ou e-mail e, por isso, é necessário saber indicar o porta-voz que melhor se encaixa em uma determinada pauta. E por onde começar a divulgação de um arquiteto?

A produção do press release, o follow up ativo, os brainstormings semanais e networking são necessárias para o processo de construção de um nome na mídia. Mas, além dessas práticas já conhecidas e citadas em outros textos anteriormente, é preciso também que o profissional de Relações Públicas fique de olho nas principais tendências de decoração e arquitetura, com o intuito de criar pautas relacionadas ao segmento.

Um exemplo disso realizado pela equipe da Digital Trix foi quando o Programa Domingo Espetacular da Rede Record fez uma matéria sobre os atuais apartamentos compactos que possuem cerca de 14m. As arquitetas All Online entraram na matéria para falar sobre um estilo de decoração adequado para este tipo de ambiente.

Outro ponto que devemos levar em consideração é a valorização da imagem por meio de fotos em redes sociais. A divulgação do trabalho de um arquiteto é essencial, principalmente para aqueles que são especializados em decoração e precisam mostrar os projetos e as tendências. Uma maneira de divulgação frequente das Arquitetas All Online, por exemplo, é a utilização do Instagram como forma de atrair novos clientes.

Ouça nossos podcasts no Spotify

Ir para o Spotify
  • Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: