O ano em que a Assessoria de Imprensa se reinventou

O ano de 2016 foi marcado por diversos acontecimentos tanto negativos como positivos que ocuparam grande espaço na mídia, entre eles eleições nos Estados Unidos, Olimpíadas do Rio de Janeiro e seus escândalos, guerra civil na Síria, drama dos refugiados, impeachment entre outros fatos que ocuparam a maior parte do espaço nos noticiários. Para driblar essa falta de conveniência e alcançar os veículos a Assessoria de Imprensa teve que contar com muita criatividade.

Nesse cenário a área de relações públicas também precisou se reinventar e a forma de noticiar os acontecimentos mudou também. Entre as medidas tomadas para chamar a atenção da mídia foi a procura por pesquisas, textos sobre dicas, indicação de fonte para falar sobre os principais assuntos e encontros de relacionamento com jornalistas.

Além dos acontecimentos inesperados, as inovações tecnológicas também trouxeram mudanças. Para acompanhar este cenário o assessor passou a monitorar, acompanhar e se relacionar com influenciadores como blogueiros, vlogueiros, snapchaters e veículos independentes.  

Outra mudança que aconteceu foi na comunicação. O assessor passou a escrever textos mais curtos, para adaptar o texto a outros veículos e formatos mais atrativos ao leitor. A comunicação nas mídias sociais também exigiu um cuidado maior para responder ao público, às vezes mais hostil, que ganham voz e opinião na internet, podendo prejudicar a imagem do cliente.

Neste ano o assessor aprendeu com os desafios e pôde aplica-los em 2017. Entre as medidas para se preparar para o próximo ano estão:

  • Definição de metas
  • Análise do cenário
  • Coleta e análise de dados
  • Planejamento estratégico

A atividade do Relações Públicas se complementa a cada ano e para essa próxima fase além da criatividade estará envolvida com assessoria de imprensa, branded content, treinamento e palestras, endomarketing, mídias sociais, consultoria de comunicação, análise de reputação, storytelling e gestão de crise.

Ouça nossos podcasts no Spotify

Ir para o Spotify
  • Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: