Cinco desafios da comunicação 4.0

Você já deve ter ouvido falar que estamos passando por uma nova era industrial. A Indústria 4.0 trouxe um novo conceito que envolve todas as inovações tecnológicas na área industrial. Seguindo esta mesma linha, o setor de comunicação também está passando por uma fase de transição e o profissional de relações públicas precisa estar preparado para as mudanças, principalmente quando existe uma relação com um cliente de tecnologia.

Hoje, é preciso ser competitivo e rápido na hora de tomar decisões, já que a Indústria 4.0 veio para diminuir o tempo e recursos oriundos da gestão humana por meio de sensores para monitorar o processo fabril.

Por isso, como um profissional de relações públicas deve se adaptar aos desafios que a indústria 4.0 pode trazer?

Abaixo, listo algumas sugestões:

  1. Fique de olho nas novas tendências: Nos dias atuais, é muito comum encontrarmos notícias e textos relacionados ao “boom” da Indústria 4.0. Um profissional de relações públicas precisa ficar sempre atento às novidades que o setor traz. Para isso, é importante que sigam os principais portais ou blogs da área industrial e tecnológica para que seja possível sempre ter assunto e, futuramente, usar como sugestão de pauta para o cliente.
  2. Conteúdo relevante: Quando factual, muitas vezes, o conteúdo pode se tornar algo relevante para um determinado veículo de comunicação. Um bom profissional de Relações Públicas tem que adaptar o conteúdo da maneira necessária para que consiga alcançar uma boa exposição em mídias importantes do setor, sem cair na mesmice. Dessa forma, como já citado acima, vale ao RP se atualizar sempre, através de leituras relacionadas ao setor e levar em consideração que, mesmo com a nova transição do jornalismo, o meio impresso ainda é uma oportunidade que não pode ser esquecida.
  3. Multiplataformas da comunicação: Nada melhor do que ler um texto claro e que não nos deixe com dúvidas nenhuma. Press release, artigo opinativo, sugestão de pauta, sugestão de fonte e pautas de dicas são algumas ferramentas que facilitam a divulgação de um profissional de RP que, quando escritos de maneira correta e atrativa ao leitor, conseguem um resultado satisfatório. Um mesmo tema pode ser aproveitado de diversas maneiras atingindo resultados diferentes. Por exemplo: um assunto trabalhado em forma de press release conseguiu a exposição em uma TV e, quando trabalhado em forma de pauta de dicas, foi publicado em diferentes portais.
  4. Saiba contar as histórias: Para que a história do cliente se torne atrativa, a primeira coisa a ser feita é descobrir qual o público-alvo que ele atinge. Geralmente, clientes ligados à área de indústria e tecnologia, gostam de sair em portais mais técnicos ou até em TVs e grandes jornais dependendo do assunto. Por isso, conte a história da empresa ou do cliente de uma forma criativa e que atraia o jornalista. Caso for algo muito técnico ou específico, torne a leitura leve e descontraída para quem está lendo, mesmo que seja uma pessoa leiga no assunto.
  5. Venda seu cliente como sugestão de fonte: Como já citado acima, é sempre importante que o profissional de relações públicas fique atento nas novidades que o mercado traz, além de saber quais os principais assuntos que a mídia esta abordando naquele determinado momento. Assim, quando os principais veículos de comunicação abordarem um determinado assunto, nós, como profissionais de relações públicas, podemos montar uma sugestão de pauta, colocando o especialista (no caso o cliente) para comentar e dar sua opinião técnica e especializada sobre o tema.

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