• Como deixar a sua pauta atrativa para os jornalistas?

    Há diversas pautas que são enviadas diariamente para os jornalistas de todos os veículos. Mas quais medidas devem ser tomadas para que a sua apresente um destaque maior em relação às outras? Em uma agência de Relações Públicas existem alguns pontos que devem ser seguidos na hora de oferecer a pauta do cliente para algum veículo de comunicação. Claro que se o assunto for interessante fica mais fácil de atrair atenção e sugerir uma matéria diferente, porém, nem todos os assuntos trabalhados são atrativos e, em alguns casos, é preciso seguir dicas para que a sua divulgação tenha sucesso. Confira abaixo:

    • Não perca o factual: No começo do ano é sempre importante ficar de olho no calendário e identificar as datas comemorativas. Dessa forma, é interessante tentar unir o cliente e a data. Por exemplo: na Digital Trix atendemos o Centro Paulista de Oncologia – Grupo Oncoclínicas e a próxima pauta que será trabalhada é sobre câncer de mama aproveitando o factual do Outubro Rosa sobre câncer. O mesmo pode ser feito no Dia dos Pais, Dia das Mães etc. Não perca tempo. Os jornalistas se interessam por essas datas.
    • Abuse de dados: Na hora de montar o press release é importante manter o foco nas pesquisas. Procure dados de mercado que podem dar mais força para a mensagem que você deseja transmitir no texto. Mas lembre-se: os dados e pesquisas precisam fazer sentido com a pauta e não podem ser o principal do texto. Posicione bem as aspas do seu cliente e coloque-o como um especialista do assunto abordado.
    • Faturamento e Investimento: Para garantir um espaço em grandes veículos como Revista Exame, Valor Econômico ou PEGN é necessário a presença de números. Eles podem ser de investimento, de faturamento, seja o que for, eles precisam estar lá. Por isso, quando o cliente exigir sair em um grande veículo, mostre que os números são a porta de entrada para uma boa matéria. Não são todas as empresas/clientes que concordam em passar a informação, mas quando podem, inclua no material antes de mandar para determinado veículo.
    • Sugestão de Fonte: Outra forma que também atrai os veículos de comunicação é quando oferecemos o nosso cliente para comentar algum assunto que esteja em alta ou sendo abordado na mídia. Aqui na Digital, por exemplo, colocamos o Allan Pires, CEO da multinacional dinamarquesa especializada em BI para comentar o aumento dos impostos anunciado pelo Ministério da Fazenda. A sugestão rendeu entrevistas para a Rádio Nacional do Grupo EBC.

     

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