• Colocando a comunicação corporativa em campo

    Minha primeira experiência profissional foi como redatora da Gazeta Esportiva. Um dos aspectos que sempre me encantou na cobertura do futebol é a tática, afinal, colocar indivíduos com características diferentes para operarem um trabalho em equipe com sucesso é uma missão para poucos e bons. Passados mais de 17 anos dessa fase em redação – e quase 15 dedicados à comunicação corporativa – carrego como herança essa paixão pela forma como os técnicos podem trazer reais lições de estratégia para a evolução de um negócio. Fazendo uma analogia simples, a divulgação de uma empresa precisa de uma defesa bem composta, meio de campo entrosado, laterais que surpreendam e ataque criativo.

    Para a defesa, escalo as ações de comunicação interna e gestão de crise. De nada adianta marcar gols se a retaguarda não estiver atenta e pronta para agir.

    No meio de campo, vem a turma de marketing de conteúdo e mídias sociais. Cabe a eles orquestrar as melhores jogadas para levantar a galera das arquibancadas e construir as bases para que o atacante brilhe.

    Assessoria de imprensa e relacionamento com influenciadores são o elemento surpresa. Afinal, os laterais historicamente fazem a diferença dentro das quatro linhas. Como esquecer o gol de Branco na Copa do Mundo de 1994 ou, para quem teve a sorte de acompanhar de perto, o inesquecível “Capita” Carlos Alberto Silva em ação em 1970.

    Quanto ao ataque, não há posição que dependa mais do entendimento claro do valor de toda a engrenagem que leva a bola até os pés do finalizador. Quando o atacante olha para os lados e se vê frente à frente com o goleiro,  a mágica está feita. No caso do seu negócio, esse papel cabe à equipe comercial e de vendas. O talento inegável para marcar gols só pode ser creditado a quem soube se valer de todas as contribuições que levaram à jogada perfeita, um trabalho em equipe que garante o título.

     

    Ouça nossos podcasts no Spotify

    Ir para o Spotify

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: