• Comunicação e gestão de projetos combinam?

    Um bom profissional de Relações Públicas tem seu dia a dia regado de desafios acompanhados de tarefas. Muito mais do que escrever um release ou post nas redes sociais, seu trabalho depende de uma boa estratégia e execução de um mix de ações – e como já falamos aqui no blog, sem uma boa gestão de tempo todo o trabalho pode ser comprometido.

    Sem uma organização e um calendário bem estruturado os projetos se perdem e acabam por demandar muito tempo do funcionário. É preciso que o mercado de Relações Públicas estabeleça uma nova ótica e comece a encarar o seu trabalho como uma grande gestão de projetos que possuam começo, meio e fim.

    Mas o que é gestão de projetos?

    Muito mais que escrever textos o profissional de comunicação deve ter um olhar estratégico para seu trabalho. Você não precisa ser um gestor de projetos altamente qualificado, mas entender um pouco sobre o tema vai fortalecer sua experiência de mercado e trazer praticidade para seu dia a dia.

    Segundo a bíblia da gestão de projetos, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), projeto é um “esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único e exclusivo”. Ou seja, cada ação criada para seu cliente deve ser encarada como um projeto.

    Para ajudar, as metodologias ágeis oferecem toda a praticidade que o Relações Públicas precisa. É um tipo de gestão que visa a melhoria contínua do processo. Seus principais benefícios são:

    – Aumento da comunicação e interação da equipe

    – Organização diária das tarefas

    – Respostas rápidas às mudanças

    – Aumento da produtividade

    Só benefícios válidos para a área de comunicação, certo?

    Ferramentas de gestão para o Relações Públicas

    São diversas ferramentas que ajudam na implementação dessa nova rotina. A ferramenta que costumo utilizar é o Asana, que além de facilitar com as tarefas e a gestão de diversos clientes ainda é uma ferramenta poderosa para gerir as equipes.

    Nele é possível criar os times, projetos por cliente, determinar as datas limite para cada tarefa e ainda inserir arquivos e iniciar tarefas – uma boa para eliminar e-mails e agilizar a execução das ações.

    Além do Asana há diversas outras ferramentas com a mesma finalidade. BaseCamp, KanBan, Runrun.it e Trello são algumas das mais queridinhas entre os profissionais.

    Reveja sua gestão de tempo e organize o seu time. É hora de pensar no mercado como um verdadeiro gestor de projetos e elevar a qualidade do seu trabalho.

    Ouça nossos podcasts no Spotify

    Ir para o Spotify

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: