• Hoje é o Dia Nacional das Relações Públicas

    A Profissão de Relações Públicas surgiu no século XX nos EUA, quando o empresário John Davison Rockefeller decidiu contratar Ivy Ledbetter Lee, jornalista, para adotar medidas e técnicas para humanizar a corporação diante da população. No mesmo século a profissão chegou ao Brasil, por meio da criação de um departamento de RP na antiga The Light & Power Co. Ltda., concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na cidade, que hoje é a Eletropaulo, e que sentiu a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos de imprensa e com o governo. Surgia então o primeiro departamento de Relações Públicas do país, cuja direção foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo.

    Hoje a profissão de relações públicas demanda cada vez mais dos profissionais, que se mantem constantemente informado para adaptar a linguagem as necessidades e preferencias do público. O RP por meio de estratégias de comunicação assertivas constrói, promove e mantém uma imagem positiva e atrativa de seus clientes perante o público.

    O fim do Press-release

    O RP dos dias de hoje trabalha o conteúdo em múltiplas plataformas e em diferentes linguagens, desde social media, e-mails marketing, press- releases, follow-up, encontro de relacionamento, visando atender os requisitos básicos de cada canal e do público.

    Para um trabalho completo o profissional deve combinar ferramentas de Relações Públicas tradicionais com as novas abordagens digitais, desde artigo opinativo, pauta de dicas, sugestão de fonte, convites para imprensa e até o relacionamento entre o cliente e um influenciador digital.

    O RP em 2016

    O RP não é uma máquina de disparar e escrever release. Hoje em dia o profissional de RP não fica focado apenas na produção de press-release e ligando para os jornalistas, a profissão exige cada dia mais sua reinvenção constantemente para trazer bons resultados. As informações não estão apenas em jornais e revistas, elas também geram repercussão no Facebook, Twitter, Instagram, Blogs e por meio dos influenciadores digitais.

    É fundamental o profissional de relações públicas acompanhar a era digital e saber aplicar a linguagem certa na hora de divulgar a informação em cada mídia.

    Ouça nossos podcasts no Spotify

    Ir para o Spotify

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: