• Então acabou o ano…

    Final de ano, tempo de planejar o futuro. Cliché máximo, mas que certamente faz parte da pauta de empresas dos mais diversos portes e deve continuar sendo tema de debates acalorados ainda em janeiro. Em conversas recentes com profissionais de comunicação e marketing, um comentário comum a quase todos me chamou a atenção: colegas de outras áreas ainda os questionam sobre as razões pelas quais investir em Relações Públicas seria uma das prioridades para 2017. Durante o bate papo com essas diferentes pessoas, me vieram à mente muitas reflexões sobre o assunto, e acho que nada mais justo do que compartilhar em forma de post o que humildemente penso.

    Em primeiro lugar, acho que a pergunta inicial não é exatamente por que investir em RP, mas como ele pode contribuir efetivamente para o modelo de negócios proposto. Em especial corporações que ainda estão em fase de amadurecimento podem se favorecer da relação custo x benefício das ações integradas de comunicação geradas pela união de forças trazida por uma boa estratégia de relações públicas. Aliar táticas que englobam não apenas assessoria de imprensa e mídias sociais, mas também outras formas de promoção ao engajamento do público com uma marca, incluindo conteúdos multiplataforma, marketing digital e ações de ativação, são formas eficazes de garantir credibilidade à empresa, produto e/ou serviço.  E não, só isso não será o suficiente para gerar o aumento de vendas tão desejado por 10 entre 10 empresários, mas garanto que essa iniciativa combinada de ações deixará o seu time comercial e de vendas bem mais perto do gol.

    Trabalhar devidamente as ferramentas de RP não é missão simples. Contudo, todo relacionamento precisa partir de um esforço, aquele primeiro empurrão, para crescer e tomar forma. Algumas vezes será necessário rever os passos, retroceder em algumas decisões e educar seus públicos interno e externo para que, assim, seja possível alcançar o sucesso real baseado nos seus objetivos particulares de aumentar pedidos ou ampliar o reconhecimento da sua empresa. Vale lembrar, ainda assim, que o uso das mídias tradicionais e online são imperativos em uma Era em que tudo gira em torno do 4.0. De fato, a informação está cada mais democrática e as plataformas cada vez mais numerosas – um prato cheio para quem deseja crescer sem medo de inovar.

    E já que reputação é a nossa palavra de ordem, não custa também mencionar que enquanto muitos ainda debatem a validade da comunicação baseada em assessoria de imprensa e presença digital para seus interesses em 2017, os concorrentes não só já aderiram a essas ferramentas como podem e devem já estar tratando dos investimentos em branded content, relacionamento com influenciadores e inbound marketing para o novo ano. E tudo isso por um custo muito menor do que aquele anúncio publicitário padrão.

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