Como os influenciadores digitais podem agregar valor às agências de RP

Essa nova geração de criadores independentes tem um carta na manga: o feedback quase instantâneo sobre o conteúdo produzido

Os influenciadores digitais – criadores de conteúdo que conseguem um grande volume de seguidores nas mais diversas redes sociais – são mais do que apenas uma moda temporária, eles são um exemplo de como criar uma marca a partir de sua opinião. Os youtuber, blogueiros, snapchaters, instagramers estão em todos os lugares e viraram uma das fontes mais confiáveis para milhões de seguidores que acompanham, diariamente, sua vida e consomem o seu conteúdo.

Se, antigamente, o grupo de formadores de opinião se restringia a alguns atores e atrizes, cantores e cantoras, jornalistas e esportistas, agora quase qualquer pode se tornar referência em algum assunto. E, é necessário que as empresas entendam que os influenciadores digitais são peças fundamentais para seus planos de comunicação.

Primeiro porque essas pessoas tem um poder que muitos jornalistas e publicitários não têm: um retorno muito rápido de suas publicações. Sendo assim, eles podem entender se o conteúdo que estão produzindo agrada ou não o público. Além de um grande poder de adaptação de conteúdo para as mais diversas plataformas da internet.

As agências de relações públicas devem estudar quais são os influenciadores digitais que mais podem ajudar o seu cliente na exposição direta para o público alvo. O press release, o follow up e as mais diversas ações que já ocorrem na rotina de um RP continuam sendo relevantes, mas com um adicional de divulgar as ações e os eventos do cliente para mais de um milhão de pessoas.

Sendo assim, as ações normais que os profissionais da área de relações públicas já realizam no dia a dia podem ser intensificadas com a ajuda de um influenciador digital. Por exemplo, o seu cliente está fazendo uma campanha, que vai ser divulgada para os principais veículos de comunicação do País. Essa divulgação já irá repercutir em uma boa exposição na mídia. Porém, a campanha pode se tornar algo viral, caso algum influenciador se envolva com ela, pois ele ganhou um status de formador de opinião e impacta milhões de pessoas.

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