O que é Media Training?

O Media Training, também conhecido como treinamento de imprensa é uma das ferramentas mais importantes de comunicação da atualidade. Isso porque com ele o porta-voz da empresa aprende técnicas sobre como se relacionar com os jornalistas, seja em eventos, em encontros de relacionamento e em entrevistas.

Esse treinamento deve estar presente nas estratégias de uma agência de relações públicas. É imprescindível que a agência monte um Media Training para o cliente antes que qualquer ação comece a ser executada, pois os porta-vozes da empresa precisam ter um discurso coerente em relação à empresa. O profissional de relações públicas tem o dever de instruir aos clientes sobre a necessidade da comunicação clara com a imprensa.

Como funciona um Media Training

O tempo de duração de um Media Training não é fixo. É trabalho da equipe de relações públicas analisar a necessidade do cliente. O treinamento pode ser ministrado durante uma parte do dia, um dia inteiro ou até três dias.

A primeira parte do Media Training é a apresentação da equipe que irá ministrar o treinamento, seguido de uma entrevista inicial. Além disso, o profissional de relações públicas irá explicar sobre como a imprensa funciona, como se portar, tanto na vestimenta, até o gestual, além de focar em qual a mensagem principal a ser passada para a imprensa. Para finalizar é feita outra entrevista com o mesmo profissional de antes.

O Media Training deve ser filmado pela agência, para que os profissionais de relações públicas possam analisar e avaliar detalhadamente todo o treinamento e como os porta-vozes se portaram durante as entrevistas. O feedback vem em seguida, com os pontos positivos e o que o porta voz precisa melhorar.

É fundamental que os porta-vozes façam esse treinamento, pois o relacionamento com a imprensa deve ser preciso e eficaz. As palavras ditas não podem apresentar um duplo significado e a mensagem passada deve ser sempre clara.

Ouça nossos podcasts no Spotify

Ir para o Spotify
  • Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: