Primeiros passos para um bom planejamento nas redes sociais

Pode até parecer óbvio que antes de começar a criar páginas no Facebook, perfis no Twitter ou em qualquer outra mídia social você precise fazer um planejamento das suas ações – mas o que vemos por aí não é bem assim. Já me deparei com muitas assim – é triste, mas é a realidade.

Acontece que, por ser uma forma de comunicação muito recente e que se transforma a todo tempo, muitos ainda não sabem exatamente por que estão ali – e não consegue resultados. Meu caro, para colher os frutos doces e frescos que as mídias sociais podem gerar ao teu negócio existem algumas tarefas a serem executadas muito antes de sair criando perfis por aí.

1 – Objetivos

Esse é o ponto de partida. Antes de traçar ações para vender o seu produto, precisamos entender qual o objetivo da empresa. E não somente isso, mas também entender direitinho para que vamos utilizar cada novo canal criado – sim, eles não possuem a mesma finalidade. Este passo evita uma série de complicações desnecessárias, além de evitar que você crie uma rede social sem necessidade. Afinal, para quê um canal de comunicação com o seu cliente se depois de um mês (às vezes até menos) você vai abandonar?

2 – Audiência

Depois de saber os objetivos do seu negócio, é necessário definir com quem queremos falar. Aqui, você vai relembrar as tardes jogando Cara a Cara (ou só eu jogava isso na infância?) fazendo as perguntas: É homem ou mulher? Quantos anos? Onde eles moram? Tem filhos? Do que eles gostam? Do que eles não gostam? A listinha de perguntas é vasta, e quanto mais definido o seu público estiver, melhor. Essa pessoa fará parte do seu universo de inspiração para os próximos passos.

3 – Conteúdo     

Agora é hora de escrever! Como você já sabe por que está aqui e com quem vai falar, fica mais fácil criar um calendário editorial. Leve em consideração toda a pesquisa que você fez até agora, e tente criar histórias que unam a divulgação da sua empresa com assuntos relevantes ao universo que você trabalha, junto aos assuntos de interesse do seu público-alvo.

4 – Relacionamento

Nem só de conteúdo vive um canal social. O modo que você se relaciona com o seu cliente é FUNDAMENTAL para o sucesso (ou fracasso) da sua marca. Seja cordial, dê respostas às dúvidas, reclamações e sugestões dos seus seguidores – e converse com eles. Faça com que as redes sociais sejam muito mais que um lugar para colocar posts bacanas e transforme essas poderosas ferramentas numa chave para o sucesso! Claro que existem milhares de outros pontos que devem ser levados em conta quando estamos no processo de planejamento da criação das redes sociais, mas com esses 4 passos já é possível botar a sua empresa no universo Social Media sem cometer deslizes. Gostou das dicas? Então não esquece de compartilhar o post e nos dizer o que achou do texto!

 

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