• Sua empresa nas redes sociais: é preciso estar em todas?

     

    O Brasil é fanático por redes sociais. Segundo a pesquisa “Digital Future Focus Brazil 2015”, realizada pela comScore, os brasileiros são os que mais gastam horas nas redes sociais – 650 horas por mês: 60% a mais do que o resto dos países. E são diversas as plataformas e cada uma com sua exclusividade. Mas será que que sua empresa precisa estar em todas? Fizemos pequenas observações sobre cada uma delas e no final faremos uma análise para responder a essa pergunta.

    Snapchat

    O Snapchat permite o compartilhamento de fotos e vídeos em tempo real com exposição limitada, e vem se tornando um dos queridinhos dos jovens. Por se tratar de uma rede com baixo investimento e grande alcance (um total de 100 milhões de usuários, sendo 45% deles entre 18 e 24 anos), as marcas o utilizam para divulgar novos produtos, transmitir eventos ao vivo, mostrar bastidores e entre outras funções.

    Instagram

    Aplicativo que já conquistou mais de 400 milhões de usuários e tem o Brasil como seu segundo maior mercado – o Instagram cresce significativamente a cada ano. Fazendo parte do dia a dia da Geração Y, a rede é uma das mais acessadas pelos usuários da internet. Através de anúncios carrossel, vídeos patrocinados nos feeds, hashtags e posts programados em horários propícios, as empresas conquistam seu público de interesse.

    Twitter

    Chegando perto do Instagram, o Twitter conta com mais de 300 milhões de usuários que possuem em sua maioria entre 18 e 49 anos. Os adeptos à rede são extremamente engajados e estão sempre dispostos a expor suas opiniões. Manter a relação com o cliente, descobrir suas preferências, solucionar problemas e saber o que pensam são algumas das vantagens que o Twitter fornece às empresas.

    LinkedIn

    A maior rede social voltada para o relacionamento profissional é o LinkedIn. Diferente das outras que citamos, a plataforma possibilita o compartilhamento de experiências profissionais, artigos, portifólio, dentre outras exclusividades.  Com mais de 300 milhões de usuários, as companhias usam a rede para buscar novos talentos e também fazer novos negócios com empresas e investidores.

    Facebook

    O líder Facebook, com pouco mais de 1 bilhão (você não leu errado) de usuários e em média 3 milhões de mensagens enviadas diariamente, possibilita que usuários e empresas compartilhem sua história, produtos, permitindo uma interação mais próxima com o público consumidor..

    E agora, qual rede social a minha empresa deve estar?

    A presença nas redes sociais é indispensável para fortalecer a imagem da marca, o relacionamento com o cliente e principalmente para manter a empresa por dentro de tudo o que acontece. Mas antes de ir cadastrando sua marca em toda e qualquer rede social é preciso responder a algumas perguntas:

    • Quem é o seu público-alvo?
    • Qual é o melhor formato de mensagem para esta rede?
    • Eu tenho equipe e tempo hábil para administrar todos os canais?

    Para responder a essas perguntas, vale rever o seu planejamento estratégico e definir como é possível trabalhar cada uma dessas redes. Lembre-se de que a cada novo canal cadastrado é uma forma de contato com o cliente – e se uma boa gestão de SAC (além de conteúdo relevante, claro) não estiver colocada em prática, você pode colher frutos, digamos, não tão doces.

    Analise onde está o seu público de fato e pense: qualidade é melhor que quantidade. Foque nas redes que você pode administrar e trabalhe uma comunicação unificada para produzir uma imagem única.

    Essa pequena apresentação que fizemos pode ajudar a analisar cada uma delas para que você escolha a que mais se enquadra nas suas necessidades e do seu público alvo. Lembre-se  que apenas isso ainda não é suficiente: uma presença eficaz é resultado de estratégias muito bem trabalhadas, com post específicos, horários estudados e ferramentas para medir resultados. Aqui na Digital Trix temos uma equipe especializada em Mídias Sociais que sabe exatamente como essas estratégias funcionam. Que tal marcar um bate papo com a gente?

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