O que faz um Relações Públicas?

“Até certo momento da história, Relações Públicas eram um clube exclusivo Profissionais da área faziam uso de jargões e determinavam uma série de regras a serem seguidas. Quem não fizesse parte desse grupinho, encarava a atividade como algo exotérico e misterioso, que requeria muito treinamento, algo como ser um astronauta ônibus espacial ou estenógrafa do tribunal.Profissionais de PR gastavam boa parte do tempo de serviço escrevendo press releases direcionados exclusivamente para jornalistas e editores. E depois, cruzavam os dedos, pensando. ‘Ah, por favor, escreva sobre a empresa que represento’”.

O cenário acima é retratado no livro “As Novas Regras do Marketing e Relações Públicas”, de David Meerman Scott. A síntese do discurso do autor é de que o profissional desse mercado tem agora um mix de público que vai além da imprensa.

 

Calma, vou te explicar de maneira prática. O posicionamento da sua empresa pode ser compreendido de diversas formas de acordo com cada público. A missão do profissional de relações públicas é justamente transmiti-las de forma clara a todos eles, desde os fornecedores até possíveis clientes.

O primeiro é conhecer a empresa, seus valores, crença, cultura organizacional e princípios, para depois disso identificar todo o público que influencia ou sofre alguma influência da empresa.

Uma vez que os stakeholders forem identificados, é hora de conhecer e interpretar todas as suas expectativas, necessidades e até problemas iminentes que possam prejudicar a imagem da companhia.

Esses são apenas os primeiros passos, para que a mensagem seja transmitida e compreendida, é necessário que os canais, instrumentos e principalmente a linguagem usada seja adequada para tal compreensão. Embora aqui esteja de forma resumida, essas ações acabam por também construir um relacionamento positivo entre todas as partes envolvidas.

Você ainda está se perguntando por que precisaria de um profissional de relações públicas para auxiliar sua empresa? De acordo com a pesquisa TIP, feita por Ana Couto Branding e pela Officina Sophia, 67% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos de empresas com as quais compartilham valores e crenças. Ou seja, esses mesmos valores serão transmitidos ao seu público de interesse com a ajuda desse profissional 🙂

Ouça nossos podcasts no Spotify

Ir para o Spotify
  • Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: